Share/Bookmark

Bolo mesclado de festa

No comment yet
INGREDIENTES

Calda de Chocolate
3 colheres das de sopa de açúcar
3 colheres das de sopa de chocolate em pó do frade
1 colher das de sopa de manteiga
3 colheres das de sopa de leite

Decoração
1 tablete de cobertura chocolate ao leite em raspas
cereja ao marrasquino

Marshmallow
2 xícaras das de chá de açúcar
3 claras

Massa
4 ovos
1 xícara das de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara das de chá de leite quente
1 e 1/2 xícara das de chá de farinha de trigo
1 xícara das de chá de chocolate em pó do frade
1 colher das de sopa de fermento químico em pó

Recheio
2 latas de doce de leite cremoso
1/2 xícara das de chá de noz picada


MODO DE PREPARO

Calda de Chocolate
Em uma panela misture o açúcar, o chocolate em pó do frade, a manteiga e o leite. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e reserve.

Marshmallow
Dissolva o açúcar em uma xícara das de chá de água. Leve ao fogo médio, sem mexer. Enquanto isso bata as claras em neve. Quando a calda estiver em ponto de fio, retire-a do fogo e despeje-a lentamente sobre as claras sem parar de bater, até obter um marshmallow.

Massa
Bata na batedeira as claras em neve, junte as gemas e o açúcar aos poucos, sempre batendo. Adicione o leite morno e bata mais um pouco. Quando a massa estiver bem fofa peneire por cima a farinha de trigo, o chocolate em pó do frade e o fermento, misturando levemente, sem bater. Despeje a massa em uma fôrma redonda grande (28cm de diâmetro) untada com margarina ou manteiga e polvilhada com farinha de trigo, e asse em forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 25 minutos.

Recheio
Misture o doce de leite com as nozes e reserve.

Montagem
Desenforme o bolo e corte-o ao meio. Espalhe o recheio e cubra com a outra metade do bolo. Espalhe o marshmallow sobre todo o bolo, de forma irregular. Despeje em fio a cobertura de chocolate e, com um garfo ou uma colher, faça movimentos circulares, formando desenhos com as duas coberturas. Sirva gelado. Decore toda a volta do bolo com as raspas de chocolate e cerejas.

Dicas:
- As nozes podem ser substituídas por castanha-de-caju ou castanha-do-Pará, ou o ingrediente que agradar mais a família e for mais acessível na região.
- Uma forma de saber se a calda está no ponto correto é mergulhar uma colher na calda. A calda estará no ponto quando formarem fios e não pingos ao levantar a colher.
- Se desejar um bolo mais úmido, regue-o com rum antes de espalhar o recheio.

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER