Share/Bookmark

Um pouco de Abruzzo - Itália

No comment yet
Durante milênios, os ventos do Mar Adriático cortaram suas gélidas montanhas. A natureza desenhou picos e agulhas de cristal que montam o vasto litoral dessa terra de relevo irregular. Estamos falando de Abruzzo, região localizada no centro-oriental da Itália, que recebe a visita do Mr. Lenha para uma viagem, no mínimo, incomum.
O território curioso apresenta uma realidade distinta. Um contraste cultural, social e econômico de difícil compreensão. Para começar as tórridas diferenças, vale destacarmos que as terras do norte são populosas e urbanizadas. Já as do sul, conhecidas na Europa como “a região dos parques”, possuem campos silvestres e densas florestas protegidas por lei. E não para por aí! As províncias litorâneas de Teramo, Chieti e Pescara são ricas e modernas, enquanto a capital L’Aquila é renegada economicamente, mas carrega uma bagagem cultural fortíssima.
A capital é o cordão artístico de Abruzzo. A tradição, a sabedoria e as manifestações populares atraem pessoas de todo o mundo para a província. Os imponentes castelos, igrejas e monastérios seculares, os esplêndidos monumentos civis, religiosos, medievais e renascentistas, formam uma gama de surpreendentes tesouros arquitetônicos.
Toda festividade e calor humano se opõem ao clima predominantemente frio que desce pelas ladeiras verticais das montanhas. E é justamente dessa rigorosa e frígida temperatura que nasceu a fama da população de ser “diabolicamente picante”. Não entendeu? Então nós vamos explicar.
A gastronomia da região, apesar de ser bem simples, traz um ingrediente especial para aquecer o clima e a alegria das pessoas: a pimenta.
Estamos numa região montanhosa da Itália. Os pratos do litoral levam peixes e, mais adentro, quem reina são as carnes vermelhas. Sempre com muita pimenta.

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER