Share/Bookmark

Gastronomia Turca

No comment yet
A gastronomia turca é simplesmente deliciosa. Um desdobramento maravilhoso de sabores e aromas conseguirá despertar o apetite de qualquer pessoa que decida a provar esta cozinha estupenda. Os pratos são preparados com ingredientes básicos da gastronomia mediterrânea: legumes frescos, frutas, azeite de oliva, carnes, pescados e molhos excelentes.

Como primeiro prato pode-se degustar uns variados aperitivos à base de frios como o salsichão e salsichas com alho como principal especialidade. Também se consome saladas, queijo de ovelha, ervilhas e sarma, arroz em pâmpanos, os dolma cuja base são verduras como tomates, pimentões ou berinjelas recheadas de arroz, pinhões e passas, os zeytinyagli, verduras frias com azeite de oliva e o imam bayildi, berinjelas recheadas com tomate frito, cebola e alho. As berinjelas são muito apreciadas na culinária turca, de fato, existem 40 maneiras diferentes de prepará-las. Também são muito apreciadas as empadas recheadas de carne ou queijo conhecido como borek.

Também como primeiro prato podem-se tomar as consistentes sopas turcas, não duvide em provar a tavuk suyu à base de frango, mercimek corbasi de lentilhas, iskembe corbasi com tripas que se prepara com farinha, molho de vinagre e alho (o mais parecido com as sopas espanholas), sehriye corbasi, ou a deliciosa yayla corbasi cozida com iogurte, farinha e tomate vermelho.

Os pratos principais da comida turca normalmente combinam as verduras com carnes e pescados. As ervilhas verdes e brancas, tomates, berinjelas e os pimentões servem de acompanhamento às carnes de cordeiro, vaca, terneira e frango em guisados estupendos. Porém, também pode-se comer a carne em deliciosas brochetas conhecidas como kebab ou como recheada numa tortas feitas com pão de pita. O porco não se come na Turquia já que é proibido seu consumo para os muçulmanos. Realmente saboroso resulta o Doner Kebab, cordeiro assado num forno giratório e o Kofte, com a carne picada como ingrediente principal. Normalmente, o peixe é muito fresco, as espécies mais consumidas são salmonetes, imperador, rodovalho e robalo. Se paga tendo em conta seu tamanho, quanto maior, mais caro.

A sobremesa na Turquia tem uma ampla gama de produtos. Desde frutas da época de sabor primoroso como ameixas, morangos, damascos, pêssegos, etc., até deliciosos doces que se desfazem na boca nada mais que provar. Prove o baklava, pedaços de bolo de massa folhada compostos por nozes e calda de açúcar, os tulumba, bem parecido ao churros espanhol, os kadayif como o macarrão italiano mas com um doce sabor já que costumam ir empapado em calda de açúcar, o Muhallebi, um pudim de excelente sabor, o sütlac, leite de arroz, o komposto, compota da saborosa fruta turca ou os dondurma, sorvetes de todos os sabores. São deliciosos também os burma, pastéis de canela, os ekmek kadayifi, fatias de pão banhadas em calda de açúcar parecidas com as torrijas espanholas, os revani, pastéis de sêmola e os lokma, rosquinhas turcas.

As comidas podem ser desfrutadas em cantinas pequenas que servem um único prato que é cozido em fogo à lenha durante o dia inteiro, em restaurantes de todos os tipos e preços, ou na rua. É habitual encontrar postos de rua que vendem o simit, rolos de pão, sanduíches, macarrões e doces, kebab e maçaroca de milho.

Bebidas
Para acompanhar a esta comida estupenda se bebe a suave cerveja turca, vinhos brancos e tintos de excelente qualidade e o raki, a bebida nacional, uma espécie de aguardente. Mas aparte destas bebidas pode-se tomar o ayran, iogurte diluído em água, o salep que é servido quente, a boza, à base de almorejo (planta gramínea) fervido e como refresco, deliciosos sucos de frutas. Mas uma das bebidas mais populares na Turquia é o chá. Costuma ter um sabor forte e é servido quente em xícaras, nunca se toma misturado com leite. Porém, a bebida por excelência é o café turco, Kahve, de excelentes aroma e sabor servidos também em xícaras. Nenhuma comida turca, que normalmente dura horas, finaliza até que se tome o café.

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER