Share/Bookmark

Sagu com creme inglês

No comment yet
Predileção gaúcha: nas cantinas do Rio Grande do Sul é comum haver dentre as opções de sobremesa o sagu com creme. Idolatrado pelas crianças, a receita consiste em bolinhas de fécula de mandioca (ou tapioca) cozidas em vinho e açúcar. A sobremesa costuma ser servida junto de creme inglês, chantilly, ou suspiros.

INGREDIENTES

Sagu
1 xícara das de chá de sagu (pequenas bolinhas feitas de tapioca encontrada em supermercados)
4 xícaras das de chá de água
3 xícaras das de chá de vinho tinto
1 xícara das de chá de açúcar
1 pau de canela
4 cravos-da-índia

Creme inglês
500 ml de leite
6 gemas
1 xícara das de chá de açúcar
Raspas de uma fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)

MODO DE PREPARO

Sagu
Colocar o sagu numa panela. Cobrir com a água e deixar de molho por uma hora. Juntar o cravo e a canela. Ligar o fogo. Cozinhar o sagu por aproximadamente 30 minutos até que as bolinhas fiquem transparentes. Em seguida, juntar o vinho e o açúcar. Misturar por aproximadamente oito minutos para não grudar no fundo da panela. Caso o liquido esteja muito espesso, juntar um pouco de água fervente. Desligar o fogo, transferir para uma compota. Servir depois de frio com chantilly ou creme inglês.

Creme inglês
Em uma panela funda, ferver o leite com a baunilha. Em outra tigela, bater bem as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Juntar o leite às gemas bem devagar, misturando sem parar. Voltar o leite com as gemas para o fogo bem baixo, sempre mexendo, até alcançar o ponto da calda desejado.

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER