O strudel pode ter nascido na Áustria, mas hoje é conhecido em todo o mundo. Trata-se de um doce com apresentação semelhante ao rocambole, possivelmente é uma derivação da sobremesa turca baklava, que por sua vez, teve sua origem na Hungria. O nome strudell quer dizer literalmente 'remoinho'.
O strudel é preparado com massa finíssima, com aspecto folhada, bem trabalhosa e elaborada à base de farinha de trigo integral, pelo menos na forma original. A massa é tão trabalhosa que ganhou um dito popular: 'o strudel deve ser tão transparente, que se pondo embaixo da folha uma carta de amor, seja possível ler as doces palavras'.
O recheio mais conhecido e tradicional é elaborado à base de maçãs, passas, nozes, manteiga, açúcar e canela. Vários outros recheios podem ser usados, como amêndoas, queijos cremosos e até mesmos salgados
INGREDIENTES
Massa:
250 g de farinha de trigo
1/2 colher das de chá de sal
1 colher das de chá de açúcar
2 colheres das de sopa de manteiga
3 colheres das de sopa de água morna
Recheio:
3 gemas
250 g de açúcar
1 colher das de chá de baunilha
Raspas de 1 limão
150 g de amêndoas
3 claras em neve
MODO DE PREPARO
Massa:
Coloque a farinha de trigo sobre uma superfície lisa. Faça um buraco no centro e coloque o sal, o açúcar, as gemas e a manteiga. Misturar com as mãos, junte a água morna e amasse até obter uma massa lisa e branda. Faça uma bola, divida em três pedaços, junte novamente, formando outra vez a bola. Polvilhe com farinha e deixe repousar 1 hora dentro de um pano. Abrir com o rolo o mais fino que conseguir e rechear. Enrolar como rocambole com o recheio dentro e colocar numa assadeira untada. Assar em forno quente por mais ou menos 45 minutos.
Recheio:
Bater as gemas com o açúcar. Acrescentar os demais ingredientes e, por último, as claras em neve. Misturar bem e espalhar sobre a massa.