Quando falamos em alfajor, logo pensamos na Argentina. Mas, não! O alfajor não é argentino, embora pudesse ser. Na verdade, ele nasceu na cozinha árabe, mais especificamente na Andaluzia, e seu nome vem de “al-hasu”, que em árabe significa recheado. Era produzido, originalmente, com amêndoas, mel e avelãs, tendo sido chamado também de “alaju”, ganhando o nome de alfajor quando chegou às ruas. Daí para frente, novos ingredientes foram sendo incorporados e substituídos, chegaando à receita atual, com farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas, recheada de doce de leite e coberta de chocolate ou açúcar.
INGREDIENTES
Massa
1 xícara das de chá de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara das de chá de açúcar
3 gemas
2 colheres das de chá de essência de baunilha
1 colher das de sopa de raspas de limão
1 colher das de sopa de conhaque
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 xícaras das de chá de amido de milho
1 colher das de sopa de fermento em pó
6 colheres das de sopa de leite gelado
Recheio
300 g de doce de leite cremoso
2 colheres das de chá de essência de baunilha
Cobertura
200 g de chocolate meio amargo picado
MODO DE PREPARO
Pré aqueça o forno em temperatura média. Em uma tigela, misture a manteiga (reserve 1 colher de sopa), o açúcar, as gemas, a baunilha, as raspas de limão e o conhaque até ficar cremoso e homogêneo. Adicione, aos poucos, a farinha peneirada com o amigo de milho e o fermento e, simultaneamente, com o leite. Se necessário coloque mais farinha. Transfira para uma superfície lisa e sove até que a massa desgrude das mãos. Deixe descansar por 15 minutos.
Após o descanso, abra a massa em uma superfície enfarinhada até obter 1 cm de altura. Corte em círculos de 5 cm de diâmetro, e coloque-os em assadeiras untadas com a manteiga que deixou reservada. Leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar.
Una os círculos, recheando-os com o doce de leite misturado com a baunilha, formando os alfajores.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria e banhe os alfajores, um a um. Coloque-os em uma forma forrada com papel-alumínio e leve à geladeira por 20 minutos, ou ficar firme.