Na itália, este prato geralmente é preparado com vôngoles, mas nesta receita eles foram substituidos por mexilhões
INGREDIENTES
1 kg de mexilhões na concha
5 colheres das de sopa de azeite
300 g de espaguete
1 pimenta vermelha pequena
2 dentes de alho, picados fininho
2 colheres das de sopa de cebola picada bem fininho
5 filés de anchovas, escorridas e picados bem fininho
4 colheres das de sopa de vinho branco seco
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1/2 colher das de sopa de manjericão ou salsinha fresca, picada fininho.
MODO DE PREPARO
Esfregue as conchas dos mexilhões com uma escova dura e raspe-ascom uma faca par eliminas as incrustações. Elimine as "barbas", puxando-as com força.
Aqueça 3 colheres das de sopa de azeite em uma panela grande. Adicione os mexilhões, tampe e agite a panela sobre fogo médio até que todos os mexilhões estejam abertos. Despreze os que continuarem fechados.
Retire os mexilhões das conchas (faça isso sobre a panela para não perder o caldo que se desprende deles). Mantenha-os aquecidos. Passe o caldo da panela por uma peneira forrada com um guardanapo limpo, ou com filtro de papal.
Cozinhe o espaguete em água salgada fervente, até ficar al dente - macio mas ainda firme quando mordido.
Enquanto isso, aqueça o resto do azeite em uma frigideira e refogue a pimenta inteira até começar a dourar. Retire a pimenta da frigideira. Adicione o alho, a cebola e a anchova, e mexa com fogo baixo até que a cebola fique transparente. Adicione o caldo coado dos mexilhões e o vinho, e deixe ferver até o líquido estar reduzido pela metade. Tempere com sal e pimenta.
Escorra o espaguete cozido e divida-o entre 4 pratos fundos aquecidos. Coloque os mexilhões no centro de cada prato, despeje o molho por cima e salpique com o manjericão ou a salsinha. Sirva imediatamente.
Para 4 pessoas
Tempo de preparo e cocção: cerca de 45 minutos