INGREDIENTES
Massa
1 e 1/2 xícara das de chá de leite
1 tablete de fermento biológico
1 pitada de sal
3 e 1/2 xícaras das de chá de água morna
4 xícaras das de chá de farinha de trigo peneirada
Recheio
18 colheres das de sopa de açúcar
300 g de nozes moídas
1 colher das de sopa de água de flor de laranjeira
Calda:
4 xícaras das de chá mal cheias de açúcar granulado
1/2 litro de água
Gotas de limão
1 colher das de sopa de água de flor de laranjeira
2 claras de ovos para fechar os pastéis
MODO DE PREPARO
Massa:
Coloque o leite em uma vasilha e junte o fermento e o sal. Dissolva com as mãos o fermento e deixe descansar por 10 minutos. Junte, então, 2 xícaras de água morna, mexendo com as mãos. Vá acrescentando, aos poucos, e trabalhando com as mãos, a farinha. Trabalhe a massa, que é bem mole, com as mãos, durante 10 minutos. Passe essa mistura por uma peneira grossa. Para ajudar a passar, acrescente o restante da água morna. A massa é realmente mole, quase uma pasta. Deixe descansar por 1 1/2 hora.
Recheio
Prepare o recheio, misturando muito bem o açúcar com as nozes. Reserve. A água de flor de laranjeira deve ser colocada na hora de preparar os pastéis.
Calda
Misture o açúcar e a água e leve ao fogo brando até formar uma calda grossa. Acrescente as gotas de limão e a água de flor de laranjeira. Montagem dos pastéis:
Com a massa já descansada e preparados o recheio e a calda, inicie a fase final. Para "fritar" os pastéis, utilize uma frigideira de fundo grosso, ou uma panquequeira anti aderente. Coloque uma pequena bola na frigideira e abra com as mãos, até obter uma "panqueca" de 10cm de diâmetro. Leve ao fogo forte e retire quando começar a dourar. Não é preciso virar. Coloque o pastel aberto em um local quente e repita a operação até preparar toda a massa. Não empilhe os pastéis preparados. Uma operação que dá trabalho semelhante é o de preparar panquecas. Adicione, então, a água de laranjeira ao recheio. Coloque no centro de cada pastel, de cada "panqueca", 1 colher de sobremesa do recheio. Junte as pontas, fazendo uma meia luz, um pastel. Molhe o dedo na clara de ovo e passe nas bordas. A clara vai ajudar a selar os pastéis.
Vá colocando, sem empilhar, em travessas. Sirva com a calda ao lado, para cada qual se servir à vontade.