A culinária indiana está baseada nos mesmos conceitos milenares de equilíbrio e harmonia que formam a base da filosofia do Yoga. Seguindo essa filosofia, cada ato na vida, inclusive o ato de comer, deve ser um processo consciente que leve à integração do ser como um todo. Para isso os indianos desenvolveram uma culinária sensorial em relação a sabores e cores, que tanto sustenta o corpo físico como pode se transformar numa meditação culinária.
Essa meditação gastronômica inclui seis sabores relacionados aos seguintes paladares: doce, salgado, amargo, picante, azedo e adstringente. Estes, combinados com cores, aromas, sons e texturas despertam os sentidos da visão, olfato, paladar, audição e tato. A palavra rasa em sânscrito significa sentimentos, mas também quer dizer sabores, logo, os sabores e sentidos equilibrados geram sentimentos equilibrados. Para cada sabor existe uma mistura diferente de ervas, sementes e flores associados aos seis paladares.
Gajjar Ka Halwa
INGREDIENTES:
500 g de cenoura ralada no ralo fino
300 ml de creme de leite fresco (nata)
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de chá de cardamomo em pó
70 g de açúcar
Castanha de caju tostadas para acompanhar
Sorvete indiano (Kulfi)
MODO DE PREPARO:
Coloque a manteiga em uma caçarola. Em fogo baixo, derreta a manteiga e adicione a cenoura ralada. Misture bem até a cenoura perder um pouco de volume. O tempo necessário vai depender do tamanho da panela e da espessura que você ralar a cenoura. Depois de cozinhar por 15 a 20 minutos, adicione o creme de leite e continue mexendo até reduzir bem e formar uma pasta. Coloque o açúcar e volte a misturar bem. Some o cardamomo em pó e só desligue o fogo quando a pasta começar a soltar do fundo da caçarola.
Montagem:
Utilize um aro de alumínio e modele uma porção da pasta no centro do prato. Coloque uma bola de sorvete por cima e polvilhe com um pouco de castanha do caju tostada e quebrada. Sirva ainda quente.