Cidra, natas frescas, mariscos e moluscos... A Normandia é muito afamada pela sua arte culinário e pelos seus excelentes produtos do campo. Esta preparação utiliza alguns destes ingredientes típicos para preparar um molho que irá servir para cobrir as trutas antes de irem ao forno.
Peixe de rio, da mesma família que o salmão, a truta tem uma carne fina e muito saborosa. Fácil de cozinhar, entra na composição de inúmeras receitas: meunière, em filete com amêndoas, com azedas, ou «à normanda».
Cidra, natas, frutos do mar… A Normandia é muito conhecida pela sua arte culinária e pelos seus magníficos produtos locais. A preparação «à normanda» utiliza alguns ingredientes típicos para confeccionar um molho que cobrirá as trutas antes de irem ao forno, num prato que vá ao forno ou em papillote.
Este molho é feito com chalotas e mexilhões refogados com em vinho branco (cidra, no original), em seguida guarnecidos com natas. As trutas, uma vez cobertas com esta mistura, são salpicadas de cebolas fritas e de salsa antes de ir ao forno. Uma receita perfumada, às vezes complementada com cogumelos, que se saboreia na companhia de um branco seco de Touraine ou de um Vouvray com notas mais complexas.
Preparação: 20 minutos – Cozedura: 30-45 minutos
Para 6 pessoas
INGREDIENTES
6 trutas limpas e arranjadas pela peixaria
Molho:
3 chalotas
40 g de manteiga
1 e 1/2 litros de mexilhão
2 copos de vinho branco
450 g de natas frescas
Acabamento:
3 cebolas
1 ramo de salsa picada
Sal e pimenta moída
MODO DE PREPARO
Descascar as chalotas e cortá-las em fatias finas antes de as alourar em manteiga durante alguns minutos na frigideira. Adicionar os mexilhões, o vinho branco e deixar cozer mais 5 minutos mexendo. Retirar a concha dos mexilhões e colocá-los de lado.
Recuperar à água de cozedura filtrando-a através de passador fino. Colocá-la num tacho e juntar as natas frescas e depois aquecer em lume médio e deixar cozer durante cerca de 5 minutos. Colocar sal e pimenta a gosto.
Pré-aquecer o forno a 220 °C (term. 7-8). Colocar as trutas num prato umas ao lado das outras. Descascar e cortar as cebolas em fatias finas antes de as colocar sobre o peixe. Adicionar os mexilhões e depois cobrir com o molho de natas.
Colocar no forno durante cerca de quinze minutos, o tempo de cozedura das trutas, e polvilhar com salsa picada antes de servir.
Acompanhamento proposto: batas a vapor e arroz perfumado, por exemplo, basmati.
Vinho aconselhado: um branco seco de Touraine, como o Touraine-mesland, ou um Vouvray com aromas mais complexos.