Share/Bookmark

Alcachofras gratinadas

No comment yet
INGREDIENTES

5 alcachofras
2 tabletes de caldo de bacon
1/2 xícara das de chá de vinho tinto seco
150 g de bacon picado
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1/2 xícara das de chá de azeitona verde picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 colheres das de sopa de salsa picada
1 pão francês amanhecido umedecido
4 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado (reserve 1 colher de sopa para polvilhar)
2 colheres das de sopa de azeite


MODO DE PREPARO

Lave as alcachofras em água corrente, abrindo bem as folhas para que a água penetre. Corte os talos bem rentes à base. Corte a ponta das folhas e cozinhe as alcachofras no caldo dissolvido em uma xícara e meia das de chá de água fervente e no vinho por cerca de 30 minutos. Retire do fogo e reserve.

Recheio
Frite o bacon na própria gordura, acrescente o alho, a cebola, as azeitonas, os tomates e a salsa. Refogue bem. Junte o pão espremido e o queijo ralado, misturando tudo até esfarelar o pão. Coloque o recheio em cada alcachofra e, em seguida, arrume-as em um recipiente refratário. Regue com o caldo que sobrou do cozimento e o azeite. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva a seguir.

Dicas
- Esta receita também pode ser feita da seguinte maneira: recheie as alcachofras ainda cruas, acomode-as em uma panela de fundo largo, regue com o caldo e o vinho e cozinhe em panela tampada por cerca de 40 minutos, pingando água fervente, se necessário.
- O tempo de cozimento das alcachofras é de mais ou menos 40 minutos. Em panela de pressão, este tempo é reduzido à metade. No entanto, tudo depende do tamanho e frescor das alcachofras.
- Para saber se está cozida, puxe uma folha. Se sair com facilidade, a alcachofra estará pronta.

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER