Share/Bookmark

Chutney de Abacaxi (doce apimentado)

No comment yet
A culinaria indiana tem uma grande diversidade dos pratos e ingredientes que fazem parte de sua cozinha. Dada a extensão territorial da Índia, existe uma enorme diversidade regional em termos culinários.
Nas áreas mais a Norte, junto aos Himalaias, onde o clima é temperado, os pratos de carne são abundantes, na sua grande maioria cozinhados em óleo, ao contrário das regiões mais a sul, onde o calor aperta e o arroz e alguns vegetais dominam os hábitos alimentares dos habitantes, que usam sobretudo o vapor para cozinhar.
O peixe e o marisco são mais utilizados ao longo da costa indiana, onde podemos encontrar uma grande variedade de peixes e moluscos.
Muita da importância universalmente atribuída à culinária indiana tem a ver com o exotismo dos frutos que podemos encontrar nas zonas de floresta tropical: mangas, papaias, goiabas, bananas e côcos.
A variedade da comida indiana prende-se igualmente com a diversidade de cultos religiosos existente: assim, dada a predominância de hindus no território, é natural que o vegetarianismo esteja tão disseminado, ao passo que uma maior influência de muçulmanos em algumas regiões determina uma utilização quase exclusiva de carne de vaca e de borrego.
A comida indiana pode ser apreciada de uma maneira tão intensa durante a modo de preparo como durante a refeição: os aromas libertados pelas especiarias, ervas, cebolas, alho e molhos distingue esta cozinha de todas as outras. O caril, especiaria mais usada, imprime cores e sabores únicos aos pratos indianos, o mesmo acontecendo com a enorme variedade de cores e tipos de lentilhas e grãos usados, que contrastam com o branco do arroz Basmati. Ao preparar um prato indiano, não se esqueça de ter em casa algumas das seguintes ervas e especiarias: caril (gran masala), açafrão, grãos de mostarda, piri-piri, pimenta-de-Caiena, pimenta preta, canela, cardamomo (normalmente em sementes), gengibre, cominhos, cravos-da-índia, coentros, curcuma, etc.

Vamos experimentar uma desses sabores exoticos:

Uma receita diferente

Chutney de Abacaxi (doce apimentado)

INGREDIENTES:

1 Abacaxi descascado e picado
1 xícara das de chá de água
1 colher das de sopa de manteiga ou margarina
3 pimentas fortes amassadas
1/2 colherinha de cominho
1/2 colherinha de curry
1 colher das de sopa de gengibre ralado
200 g de açúcar


MODO DE PREPARO

Coloque numa panela o abacaxi com a água em fogo brando, deixe cozinhar mexendo de vez em quando para não deixar queimar.
Deixe cozinhar até o abacaxi ficar amolecido e secar toda a água.
Em uma frigideira, coloque a manteiga, deixe derreter, acrescente as pimentas, o cominho, o curry, o gengibre e deixe tudo fritar até dourar.
Despeje na panela com o abacaxi, leve ao fogo para apurar por 10 minutos e ao final acrescente o açúcar.
Servir quente ou frio

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER