Share/Bookmark

Kapustnica (Sopa de Natal – Eslováquia)

No comment yet


Na Eslováquia, tal como na Polônia, as famílias católicas dão início à celebração do Natal com uma ceia, quando a primeira estrela aparece no céu. A Kapustnica não pode pode faltar à mesa da festa de Natal e cada família tem a sua própria variação da receita tradicional. Algumas famílias comem esta sopa durante 12 dias, desde a ceia de Natal, a 24 de dezembro, até 6 de janeiro.
Trata-se de uma sopa marcadamente festiva, feita com ameixas, cogumelos e enchidos. No entanto, o segredo da receita é o chucrute (um repolho ralado e fermentado, muito apreciado nos países da Europa setentrional).
A sopa fica ainda melhor no dia a seguir ao da confeção, pois os sabores ficam mais ligados uns aos outros. Basta aquecer e acrescentar um pouco de água se estiver muito grossa (de qualquer forma, a Kapustnica é uma sopa espessa). Bom apetite!

INGREDIENTES

1 colher das de café de pimenta preta
1 colher das de chá de colorau
1 colher das de chá de tomilho seco
1 colher das de sopa de sal fino
1 folha de louro
1 punhado de cogumelos secos
2 cebolas grandes
2 colheres das de sopa de óleo de girassol
2 dentes de alho
250 g de chouriço
30 g de ameixas pretas
800 g de chucrute

MODO DE PREPARO

Demolhe os cogumelos em água fervente. Aquecer o óleo em fogo baixo e junte as cebolas picadas, deixando refogar até as cebolas ficarem transparentes. Junta-se o chucrute escorrido e cortado em pedaços. Mexa com uma colher de pau e acrescente água até cobrir o repolho. Tempere com sal, louro, tomilho, pimenta e colorau, acrescentando, por fim, os cogumelos. Tape e deixe ferver até o chucrute estar cozido. Se necessário, acrescente mais água quente, mas de forma a que a mistura fique bem espessa. Quando levantar fervura, coloque o chouriço inteiro na panela. Acrescente o alho picado e as ameixas. Mexa, torne a tapar e deixe cozinhar em fogo brando. Quando o chouriço estiver cozido, retire-o e corte-o em rodelas. Deite o chouriço cortado na sopa, que deve ser servida assim que estiver pronta.

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER