A cuca é um bolo de origem alemã. Facilmente encontrado nas mesas de café colonial das serras gaúchas, costuma ser recheado com frutas cristalizadas e coberto com uma farofa doce.
250 ml de leite
30 g de fermento biológico
1/2 xícara das de chá de açúcar
600 g de farinha de trigo
1 colher das de chá de sal
100 g de manteiga
3 ovos
100 g de uvas passas
100 g de frutas cristalizadas
2 maçãs grandes sem casca fatiadas
Numa tigela, misturar o leite em temperatura ambiente com o fermento e 1 colher de sopa de açúcar. Juntar 1 xícara de farinha de farinha de trigo e misturar. Cobrir com pano umedecido ou filme plástico e deixar crescer por aproximadamente 1 hora. Em outra tigela, colocar a farinha e o açúcar restante, o sal e ir juntando, aos poucos, essa mistura à outra. Juntar então a manteiga e os ovos. Sovar bem até ficar homogênea e lisa. Descansar a massa dentro de uma tigela polvilhada com farinha e coberta com pano umedecido ou filme plástico por outra hora. Juntar então as uvas passas e as frutas cristalizadas e sovar brevemente. Untar um tabuleiro de pão de forma e colocar a massa.
100 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
50 g de manteiga gelada
1 colher de chá de canela em pó
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misturar bem com um garfo a farinha de trigo, o açúcar, a canela e a manteiga até obter uma farofa.
Finalização:
Cobrir a massa com as fatias de maçã, e depois com a farofa. Assar em fogo médio, previamente aquecido, por aproximadamente 30 a 40 minutos. Esfriar e servir junto de uma xícara de chá de maçã.