Share/Bookmark

Foie gras

No comment yet
Composto à base de fígado de ganso ou de pato, é a estrela das festas de fim de ano e um dos emblemas da gastronomia francesa no mundo. Este produto, genuinamente regional, é saboreado como entrada de refeição com pão tipo brioche e, por vezes, figos frescos. Muitas vezes é acompanhado de um vinho licoroso como o Sauternes, o Monbazillac ou o Jurançon.
O foie gras de ganso é suave e cremoso enquanto o de fígado de pato tem um sabor mais pronunciado… É fabricado segundo um método tradicional, já praticado no antigo Egipto, que consiste em alimentar muito regularmente os animais com grãos de milho triturados, o que confere um paladar extraordinário à carne e especialmente ao fígado.
Inteiramente envolvido num pano antes de ser cozido na água, subtilmente temperado e, em seguida, cozido numa terrina, em conserva… O fígado é preparado de diferentes maneiras o que influencia a sua textura, o seu sabor e a duração da sua conservação. Cru, é igualmente muito apreciado pelos gastrónomos, mas também pode ser frito com uvas, alcachofras ou trufas.


Preparação: 15 minutos – Cozedura: 50 minutos – Refrigeração: 8 horas

INGREDIENTES

Para 6 pessoas
1 foie gras cru com cerca de 600 g
1 cc de Porto tinto
sal e pimenta

MODO DE PREPARO

Retirar os nervos do foie gras com cuidado separando os lóbulos. Depois de terminada a operação, colocar os lóbulos um contra o outro de forma a voltar a formar o fígado.
Colocar sal e pimenta em todos os lados do fígado, antes de o colocar numa terrina à medida. Adicionar o Porto.
Colocar a terrina no forno previamente aquecido a 150 °C, numa pingadeira cheia de água quente, durante 50 minutos.
Retirar o foie gras do forno e remover a gordura derretida que fica estagnada na superfície e colocar de lado.
Cobrir o foie gras com uma tábua coberta com película aderente e com um peso em cima (uma caixa de conserva, por exemplo), para retirar a gordura derretida. Colocar a terrina sobre um prato no frigorífico durante 8 horas.
Retirar a tábua e voltar a cobrir, se necessário, o foie avec com a gordura retirada ao sair do forno.
Acompanhamento proposto: servir o foie gras com pão de gengibre ou pão de milho, acompanhado de flor de sal de conserva de cebola ou de figo.

Vinho aconselhado: branco macio tipo Monbazillac

Postar um comentário

Followers

Google+ Followers

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 igvarekai | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER