Esta é talvez a mais clássica das receitas belgas.
INGREDIENTES
Endívias
8 endívias
8 fatias de presunto
2 dentes de alho
50 g de manteiga
1 colher de café de açúcar
Molho bechamel
2 xícaras das de chá de leite
4 colheres das de sopa de farinha
100 g de manteiga
Cobertura
300 g de queijo Gruyère (suíço) ralado
8 fatias de presunto
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
MODO DE PREPARO
Cozimento das endívias:
Limpe as endívias e retire as folhas exteriores. Corte e esvazie a base da raiz para evitar que fiquem com um gosto amargo. Descasque e pique os dentes de alho. Numa panela, derreta 50 g de manteiga em fogo brando. Junte as endívias com um um pouquinho de água e o açúcar. Cubra e deixe cozinhar durante 15 minutos. Após 5 minutos de cozimento, junte o alho picado. Mexa sempre até as endívias ficarem ligeiramente caramelizadas. Deixe as endívias a escorrerem durante cerca de 30 minutos, tendo o cuidado de reservar 300 ml da água da cozedura. (É preciso que as alfaces percam o máximo de água possível para passarem ao cozimento seguinte)
Preparação do béchamel:
Numa panela, derreta 100 g de manteiga com o fogo alto. Junte a farinha assim que a manteiga esteja bem derretida e deixe durar ligeiramente. Mexa bastante. Vá acrescentando o leite pouco a pouco, mexendo sempre. Junte a água de cozimento das endívias, continuando a mexer. Baixe o fogo. Tempere com sal, pimenta e bastante noz moscada. Junte metade do queijo ralado e mexa até que este se misture no molho. Deixe cozinhar até obter um molho espesso e de aspecto gorduroso.
Preparação da cobertura:
Retire a gordura do presunto. Enrole cada endívia numa fatia de presunto e coloque-as num refratário. Deite o molho béchamel sobre todos os “rolinhos”. Coloque o preparado durante 20 minutos num forno previamente aquecido a 120ºC. 10 minutos depois, junte o resto do queijo ralado e deixe ganhar cor. Sirva quente, acompanhado de um bom puré de batata ou de batatas fritas cortadas grossas.
"Chicon" é como são chamadas as endívias na Bélgica e este é um prato tradicional de lá.